sábado, 15 de janeiro de 2022

Auroras boreais: Show de luzes no céu

    Oi, oi, você já ouviu falar de auroras boreais? Aquelas luzes coloridas, que aparecem no céu, geralmente em lugares muito frios, e que fazem um show lindo no céu noturno. Pois hoje eu vou te explicar como e porque elas acontecem, bora lá? 

    Nem sempre é necessário o uso de holofotes ou tecnologias pirotécnicas para que lindas cores surjam no céu. A natureza, por conta própria cria espetáculos com as auroras boreais, que podem acontecer no extremo norte da Terra, em regiões como Sibéria, Escandinávia, Groenlândia e Canadá.

    Mas, o que é a aurora boreal? É um fenômeno que acontece durante tempestades solares, ou seja, é quando um gás chamado plasma, eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético terrestre, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe. Quando o Sol está com maior atividade, principalmente na corona, sua camada mais externa, ele libera uma quantidade enorme de elétrons, então é aí que o show de cores começa.

    Existem átomos denominados íons, que ganharam ou perderam prótons ou elétrons e são responsáveis pelas diferentes cores da aurora boreal. As partículas seguem as linhas do campo magnético da Terra e, ao entrarem na atmosfera, se misturam com gases. Os elétrons energizados coliden com as moléculas de oxigênio e nitrogênio e emitem luzes de cor azul, vermelha e verde, originando esse fenômeno muito bonito e colorido.

    Resumindo: A aurora boreal é um fenômeno luminoso impulsionado pelo vento solar, ou seja, pela emissão de partículas vindas do Sol, então sempre que há vento solar, há a formação de uma aurora. Porém, mesmo que muito bonito, esse evento pode ser perigoso e tem capacidade para causar estragos na Terra, um exemplo são as tempestades solares que podem interferir e danificar sistemas de telecomunicação, tecnologia e GPS.

    Uma curiosidade bastante interessante é que em 2012, pesquisadores da Universidade Aalto, na Finlândia, realizaram um estudo no qual viram que as auroras boreais são capazes de"emitir” sons. As luzes por si só não tocam música, mas as partículas energizadas que vêm do Sol causam uma interferência audível ao entrarem em contato com o campo magnético da Terra.

    Os especialistas colocaram três microfones em uma região onde essas auroras boreais ocorrem. Um deles captou um ruído parecido com um “bater de palmas”. Os sons, segundo os cientistas, são breves e suaves, e podem ser ouvidos apenas por pessoas bem atentas.



    Então, me conta aí nos comentários se você já viu, ou sente vontade de ver uma aurora boreal!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte Arco-Íris Lunar: A mais longa do mundo

    Oi, oi, v ocê gostaria de estar "no meio" da cachoeira, onde a água jorra da direita e da esquerda, brilhando com todas as co...