sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Produção das latinhas de alumínio

  Cinco toneladas de bauxita acabam em uma tonelada de alumínio. Para esse processo acontecer, há uma longa etapa que passa ainda por um outro ciclo que é da alumina.

  A grosso modo o processo de produção do alumínio é dividido em três etapas.
  Extração da bauxita – que se resume a extração, compactação e secagem do produto.
  Transformação em alumina – Dessa bauxita vai ser retirada a alumina, uma espécie de pó branco. Esse processo conta com o uso de produtos químicos como a soda cáustica, secagem, filtragem e redução. A redução é feita através de um processo de eletrólise, processo que por meio elétrico separa componentes químicos.
Transformação em lingotes – A alumina é processada junto com outros elementos químicos. Há também a ação de eletricidade e fundição para que surjam os lingotes ou chapas de alumínio, estas últimas usadas para fazer latas. Com extremo grau de pureza, cerca de 98%, o alumínio segue para as mais diversas indústrias que o moldam, de acordo com o que desejam.
Como estamos falando de lata, vamos a segunda etapa desse ciclo que quando a chapa torna-se lata. São sete passos básicos.
Prensagem – Os rolos de chapas de alumínio são cortados e tomam o formato de pequenos copos.
Afinando – Em outro equipamento de pressão, esses copos são esticados, diminuindo sua espessura e aumentando sua altura.
Limpando – Essas latas são esterelizadas e secadas por dentro e por fora.
Rotulando – Os rótulos das latas são feitos através de um processo chamado flexografia, uma espécie de xilografia sofisticada.
Revestimento interno – Um spray cria uma película amplia a higienização interna da lata.
Moldagem do pescoço – Nessa etapa é feita uma pequena dobra aonde será colocada a tampa da latinha.
Colocação da tampa – A tampa é finalmente fixada junto com o seu anel e rebite que serão fixados após o preenchimento do conteúdo.


 Veja esse processo com mais detalhes e melhores explicações nesses dois vídeos a seguir, que mostram a produção das latinhas de alumínio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fonte Arco-Íris Lunar: A mais longa do mundo

    Oi, oi, v ocê gostaria de estar "no meio" da cachoeira, onde a água jorra da direita e da esquerda, brilhando com todas as co...