sábado, 15 de janeiro de 2022

Auroras boreais: Show de luzes no céu

    Oi, oi, você já ouviu falar de auroras boreais? Aquelas luzes coloridas, que aparecem no céu, geralmente em lugares muito frios, e que fazem um show lindo no céu noturno. Pois hoje eu vou te explicar como e porque elas acontecem, bora lá? 

    Nem sempre é necessário o uso de holofotes ou tecnologias pirotécnicas para que lindas cores surjam no céu. A natureza, por conta própria cria espetáculos com as auroras boreais, que podem acontecer no extremo norte da Terra, em regiões como Sibéria, Escandinávia, Groenlândia e Canadá.

    Mas, o que é a aurora boreal? É um fenômeno que acontece durante tempestades solares, ou seja, é quando um gás chamado plasma, eletrizado por partículas de elétrons e prótons, parte do Sol. O plasma entra em contato com a atmosfera e com o campo magnético terrestre, que funciona como um escudo contra essas partículas vindas da nossa Estrela-Mãe. Quando o Sol está com maior atividade, principalmente na corona, sua camada mais externa, ele libera uma quantidade enorme de elétrons, então é aí que o show de cores começa.

    Existem átomos denominados íons, que ganharam ou perderam prótons ou elétrons e são responsáveis pelas diferentes cores da aurora boreal. As partículas seguem as linhas do campo magnético da Terra e, ao entrarem na atmosfera, se misturam com gases. Os elétrons energizados coliden com as moléculas de oxigênio e nitrogênio e emitem luzes de cor azul, vermelha e verde, originando esse fenômeno muito bonito e colorido.

    Resumindo: A aurora boreal é um fenômeno luminoso impulsionado pelo vento solar, ou seja, pela emissão de partículas vindas do Sol, então sempre que há vento solar, há a formação de uma aurora. Porém, mesmo que muito bonito, esse evento pode ser perigoso e tem capacidade para causar estragos na Terra, um exemplo são as tempestades solares que podem interferir e danificar sistemas de telecomunicação, tecnologia e GPS.

    Uma curiosidade bastante interessante é que em 2012, pesquisadores da Universidade Aalto, na Finlândia, realizaram um estudo no qual viram que as auroras boreais são capazes de"emitir” sons. As luzes por si só não tocam música, mas as partículas energizadas que vêm do Sol causam uma interferência audível ao entrarem em contato com o campo magnético da Terra.

    Os especialistas colocaram três microfones em uma região onde essas auroras boreais ocorrem. Um deles captou um ruído parecido com um “bater de palmas”. Os sons, segundo os cientistas, são breves e suaves, e podem ser ouvidos apenas por pessoas bem atentas.



    Então, me conta aí nos comentários se você já viu, ou sente vontade de ver uma aurora boreal!!


terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Fungos que comem plástico: Verdade ou fake news?

    Oi, oi, tudo bom? Você deve estar se perguntando, fungos comem plástico? Pois eu vou provar pra você que SIM, existe um tipo de fungo recém descoberto que se alimenta de plásticos.

    Os humanos produziram cerca de 9 bilhões de toneladas de plástico desde a década de 1950, e apenas 9% dessa quantidade toda foram recicladas. O restante se acumulou em aterros ou no ambiente natural.

    Para ajudar a aliviar a carga da natureza em meio a esta crise ambiental, pesquisadores do mundo estão trabalhando na procura de métodos alternativos para a redução do plástico e uma dessas soluções vem na forma de certas espécies de cogumelos com a capacidade de consumir poliuretano, um dos principais ingredientes dos plásticos.

    Os cogumelos, que se referem ao corpo de alguns fungos, são conhecidos por seu processo natural de decompor plantas mortas. Do material de construção ao biocombustível, o fato é que o potencial oculto desses fungos têm despertado a curiosidade de pesquisadores há muito tempo. E, considerando que existem 2 a 4 milhões de espécies de fungos por aí, as possibilidades são infinitas.

    Alguns cientistas descobriram alguns cogumelos que "se alimentam" de plástico ao longo dos anos e, embora alguns sejam incrivelmente raros, outros podem ser encontrados no mercado local. Agora, eles acreditam que esses compostores naturais podem ser a chave para limpar nosso planeta.

    Vou apresentar à vocês o Pestalotiopsis microspora, um cogumelo raro da floresta amazônica capaz de crescer em poliuretano, um polímero comum em produtos plásticos, e usá-lo como sua única fonte de carbono. Ele pode viver em ambientes que possuem ou são decadentes de oxigênio, se decompondo e digerindo o poliuretano antes de transformá-lo em matéria orgânica.


    Em um experimento, cientistas notaram a decomposição do plástico por esse fungo em apenas duas semanas – mais rápido do que o Aspergillus niger, o fungo conhecido por causar mofo preto prejudicial.

    Existe uma expressão que nomeia esse processo dos fungos Pestalotiopsis microspora, denominada micorremediação, é um processo natural que os fungos usam para degradar ou isolar contaminantes no meio ambiente. Pode ocorrer naturalmente ou ser introduzida deliberadamente para decompor diferentes tipos de poluentes ambientais. A micorremediação usa fungos em vez de bactérias, graças às enzimas que os cogumelos produzem naturalmente.

    Esse recurso exclusivo dos cogumelos tem se mostrado uma ferramenta eficiente na remediação de resíduos, especialmente os agrícolas como pesticidas, herbicids e cianotoxinas de uma forma econômica, ecológica e eficaz, e a possibilidade de ter nos cogumelos um aliado no controle dos resíduos plásticos é uma grande descoberta para o mundo científico.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

I'm back!!!

    Oláaaaa, olha só que voltou pra postar no blog, eu mesma, a ruivinha dona desse Doce Sonho...Eu sumi pois estava ocupada com os estudos, e deixei o blog meio de lado (bastante de lado...), já fazem muitos anos que eu não publico nada, já estou até na faculdade, agora tenho 20 anos, e faço curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Unesp, e é incrível, é um curso maravilhoso e que vai me ajudar a traçar meu caminho para o meu sonho de ser uma grande cientista. 

    Mas não é isso que interessa, meu povo, eu voltei, agora vou tentar postar mais vezes aqui nesse bloguinho lindo, prometo não sumir de novo (não prometo nada kk).

    Beijos e fiquem com as novas publicações que eu andei preparando pra vocês 😘




Fonte Arco-Íris Lunar: A mais longa do mundo

    Oi, oi, v ocê gostaria de estar "no meio" da cachoeira, onde a água jorra da direita e da esquerda, brilhando com todas as co...