quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Brigadeiro...De onde surgiu esse nome?

   As vezes fico me perguntando, quem nunca comeu Brigadeiro?? Pois é, todo mundo já deve ter dado aquela "beliscadinha" nesse doce maravilhoso.Esses dias estava um pouco pensativa e me veio uma dúvida: "De onde surgiu o nome Brigadeiro?", ai eu resolvi pesquisar, e vocês não fazem ideia do que eu acabei encontrando.
   Festa de aniversário sem brigadeiro não tem a menor graça. Afinal, ele é a grande vedete das festas infantis e de adultos também! E brigadeiro é produto nacional, foi inventado no Brasil depois da Segunda Guerra Mundial.

    


   Na época de guerra, os produtos frescos, como o leite, ovos e açúcar eram muito difíceis de serem encontrados e a turma passava a maior vontade de comer um docinho. No entanto, os enlatados estavam disponíveis, inclusive o leite condensado, que havia sido inventado por um americano em 1856.
    Foi aí que um cara muito esperto, que ninguém nunca identificou, teve a brilhante ideia de misturar leite condensado com chocolate e o brigadeiro surgiu. O delicioso, o maravilhoso, o brigadeiro...
    O nome foi uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, um político que estava concorrendo à presidência da República em 1945. O mais engraçado de tudo foi o slogan que o candidato utilizou para chamar a atenção das eleitoras: "Vote no brigadeiro, é bonito e é solteiro."




Por que a água do mar é salgada???



  Ir à praia e tomar banho de mar é uma das melhores coisas dessa vida, não é mesmo?Pois é.O ruim é quando, sem querer, acabamos sentido o gosto da água, que é muito ruim e tem um forte gosto de sal!

 Mas por que a água do mar é salgada? E de onde vem o sal do mar?


  Ao contrário do que muita gente pensa, o sal não “surge” no mar, ele encontra-se presente nas rochas.Por isso, quando a água do próprio mar desgasta as rochas litorâneas, elas vão se fragmentando e se dividindo em pequenas partículas, incluindo os sais minerais que se encontram nelas.Já ouviram falar da expressão “água mole, pedra dura, tanto bate até que fura”?

  Mas os maiores responsáveis pela salinidade da água mar são os rios. Apesar de a água deles não ser salgada, eles são os que mais desgastam as rochas e retiram delas os seus sais minerais, depositando tudo nos oceanos.Afinal, a imensa maioria dos rios existentes no planeta deságua em algum mar.Com o calor, a água dos oceanos vai lentamente evaporando, ao passo que o sal não evapora e permanece lá. 


  Alguns estudos científicos calculam que, a cada ano, mais de dois milhões de toneladas de sal dos mais diversos tipos são depositados no mar pelos rios. E o sal de cozinha, conhecido também como cloreto de sódio, é o que se encontra em maior quantidade, existindo alguns outros tipos, como o carbonato de cálcio e o cloreto de magnésio.

  No entanto, ter sal na água não é um privilégio dos mares e oceanos. Os lagos também podem ser salgados. Aliás, a água mais salgada do mundo é justamente a de um lago, que, no entanto, recebe o nome de “mar” ou, mais precisamente, Mar Morto, que é abastecido pelo Rio Jordão.

  O Mar Morto é tão salgado que nenhum ser vivo pode viver nele, exceto um tipo muito específico de bactéria. Além disso, a grande presença de sal faz com que as suas águas fiquem muito densas, permitindo que qualquer pessoa fique boiando nele com grande facilidade!

  A grande quantidade de sal no Mar Morto permite que qualquer corpo flutue sobre ele.
  Mas, cuidado! Não tente beber a água do mar, pois, além de sal, ela possui um grande número de outras substâncias que podem fazer mal à saúde. Portanto, se você ingeri-la, poderá ter sérios problemas.

Fonte Arco-Íris Lunar: A mais longa do mundo

    Oi, oi, v ocê gostaria de estar "no meio" da cachoeira, onde a água jorra da direita e da esquerda, brilhando com todas as co...